Notícias da diocese › 01/10/2019

Abertura do Mês Missionário Extraordinário na Diocese de Osório será sábado, 5 de outubro

Papa Francisco durante as vésperas de início do Mês Missionário na Basílica de São Pedro (ANSA)

O segredo para possuir a vida é doá-la. Viver de omissões é renegar a nossa vocação: a omissão é o contrário da missão”. A afirmação foi feita pelo Papa Francisco nesta terça-feira, 1º de outubro, durante a oração litúrgica das Vésperas por ocasião do início do Mês Missionário Extraordinário (MME). Na homilia, o Santo Padre recordou a parábola em que o Senhor apresenta-Se como um homem que, antes de partir, chama os servos para lhes entregar os seus bens (cf. Mt 25, 14).

Este Mês Missionário Extraordinário quer ser uma sacudidela que nos provoca a ser ativos no bem. Não notários da fé e guardiões da graça, mas missionários”, exortou o Papa, que questionou: “Mas como fazer para se tornar missionário?”. De acordo com o Santo Padre, para ser um missionário é preciso viver como testemunha, testemunhando com a vida que se conhece Jesus. “Testemunha é a palavra-chave; uma palavra que tem a mesma raiz e significado de mártir. E os mártires são as primeiras testemunhas da fé: não por palavras, mas com a vida”, destacou.

>>> Acesse a íntegra da homilia do Papa na abertura do Mês Missionário Extraordinário (MME)

>>> Acompanhe a reportagem da Canção Nova na cobertura da abertura do MME no Vaticano

MME na Diocese de Osório

Na Diocese de Osório a abertura oficial do Mês Missionário Extraordinário (MME) acontece no sábado, 5 de outubro, no Santuário Diocesano Nossa Senhora das Lágrimas, em Caraá, na oportunidade do Encontro Diocesano dos Grupos de Famílias, da Romaria do Apostolado da Oração e Capelinhas e das Romarias da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM), que acontecerão paralelamente.

Participe também com os gestos missionários

Cada participante deve levar um terço, o qual será trocado com outra pessoa presente no evento. Um gesto de comunhão e de amor à Nossa Senhora!

Além do terço, cada paróquia confeccionará uma colcha de pedaços de tecidos, representando cada Grupo de Famílias, pastorais e movimentos atuantes no serviço de evangelização na Igreja local.

8h  |  Chegada das caravanas, acolhida, animação

9h  |  Oração inicial

9h30  |  Pronunciamento do bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl

9h45  |  Animação

10h  |  Motivação bíblica para os grupos

10h30  |  Explicação escrita da carta, grupos de 3 pessoas

10h40  |  Experiência da escrita e integração

11h30  |  Animação e encaminhamento para almoço

13h15  |  Apresentação da história Zilda Arns

13h30  |  Apresentação grupo ‘Dom de Deus’

14h  |  Motivação para o Terço Missionário

14h45  |  Apresentação da história Pe. Ezequiel Ramin

15h  |  Animação e encaminhamentos para a missa

15h30  |  Missa e envio

O que levar?

– Cada pessoa leve o alimento para partilhar, Bíblia, Livreto dos Grupos de Famílias, caneta;
– Motiva-se que se leve cadeiras de praia.

Fonte: Vatican News