Notícias da diocese › 16/04/2019

Últimos dias para as inscrições no 2º Seminário de Catequese

A vida cristã é um novo viver que requer um processo de passos de aproximação, mediante os quais a pessoa aprende e se deixa envolver pelo mistério amoroso do Pai, pelo Filho, no Santo Espírito. Ela desperta para novas relações e ações, transformando a vida no campo pessoal, comunitário e social. Essa verdadeira transformação se expressa através de símbolos, ritos, celebrações, tempos e etapas”, escreveu o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, na apresentação do Documento 107 CNBB: Iniciação à Vida Cristã – Itinerário para formar discípulos missionários.

2º Seminário de Catequese da Diocese de Osório, com o tema “Uma nova COMUNIDADE para uma nova CATEQUESE”, corresponde ao apelo da Igreja Católica no Brasil que propõem “compreender que pela iniciação à vida cristã é dada a possibilidade de uma experiência gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Jesus Cristo”. Também é o objetivo da segunda edição do Seminário de Catequese que será realizado no dia 4 de maio, no Centro Universitário UNICNEC, na Rua 24 de Maio, 141, Centro – Osório/RS.

De acordo com um dos membros da comissão organizadora do evento, Pe. Gilberto Silva de Fraga, o Seminário contará com o palestrante Frei João Fernandes Reinert, OFM, Mestre e doutor em Teologia pela PUC-Rio. Natural de Gaspar (SC), e pároco na Paróquia Santa Clara de Assis, em Duque de Caxias/RJ. Após a abertura do evento, prevista para às 8h da manhã, Frei João mediará, das 8h45min às 11h30min, o tema: Uma nova comunidade para uma nova catequese: inspiração catecumenal e conversão pastoral da paróquia.

Pela tarde, das 13h15min às 15h, serão oferecidas 11 OFICINAS dentre várias áreas de atuação pastoral-catequética, das quais os participantes devem realizar a inscrição em apenas uma (01).

São elas:

OFICINA 1 | O catequista na IVC: identidade e missão (Frei João Reinert)

OFICINA 2 | Entrega da Palavra: sentido, rito e possibilidades desta celebração (Irmã Josete Rech)

OFICINA 3 | Entrega do Pai Nosso: sentido, rito e possibilidades desta celebração (Padre Ricardo Jacoby)

OFICINA 4 | Festa da Inscrição: sentido e realização (Ederson O. da Silva)

OFICINA 5 | Catequese com adultos: metodologia da IVC (Irmã Angelina Dalla Rosa)

OFICINA 6 | Leitura Orante da Bíblia na catequese (Padre Luciano Motti)

OFICINA 7 | Reconciliação: preparando e vivenciando o sacramento (Padre Gilberto Fraga)

OFICINA 8 | Espaço da Catequese (Arquiteto Alencar Massulo)

OFICINA 9 | Valorização da vida: saúde emocional na adolescência (Psicóloga Alessandra Cecconello)

OFICINA 10 | Discernimento vocacional e catequese

OFICINA 11 | Beleza (arte) e catequese (André Dimmer)

Sobre as inscrições

A inscrição ocorrerá por meio de ficha de inscrição on-line até 26 de abril de 2019 e habilita a participar de todo o Seminário, da PALESTRA e de uma (01) das OFICINAS. Cada participante deve escolher uma (01) oficina; os grupos das oficinas serão formados de acordo com a ordem de inscrição até completar 40 vagas.

Cada participante deve contribuir com R$ 10,00, no dia do evento, no momento do credenciamento.

Público alvo

O Seminário é dedicado especialmente aos catequistas (batismo, eucaristia, crisma, adultos), agentes da Liturgia, coordenação do Conselho Pastoral Paroquial – CPP.

O 2º Seminário de Catequese é uma realização da Diocese de Osório, por meio da Comissão de Animação Bíblico-Catequética, e da Paulus Livraria de Porto Alegre.

Mais informações ligue no (51) 3601-1443 (Cúria Diocesana) / (51) 99784-5088 (Ir. Rejane) ou pelo e-mail rejane@iens.org.br ou no (51) 98410-1913 (Pe. Gilberto).