Notícias da diocese › 07/06/2019

4º Encontro Diocesano da Pascom acontece em junho

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Osório promove no dia 15 de junho, das 8h às 12h30min, o 4º Encontro Diocesano da Pascom, com o tema: “Pascom: somos comunicadores de Cristo.” O Encontro de caráter formativo-celebrativo objetiva contribuir na preparação de leigos que atuam nas equipes paroquiais da Pascom, assim como, lideranças de movimentos e outras pastorais que atuam e colaboram com a comunicação pastoral.

De acordo com a coordenadora diocesana da Pascom e assessora de comunicação da Diocese de Osório, a jornalista Melissa Maciel, será uma oportunidade aos agentes que já atuam nas paróquias aprofundar ainda mais a missão escolhida como serviço a Igreja, bem como, às pessoas interessadas em conhecer a missão desta Pastoral que acontece na transversalidade, a serviço de toda a paróquia – pastorais – movimentos.

E sobre o tema “Pascom à luz do Diretório de Comunicação”, contaremos com a assessoria da jornalista e irmã paulina, Élide Fogolari, que atua como assessora da Comissão Episcopal Pastoral da Comunicação, pertencente à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Irmã Élide tem vasto trabalho empreendido para a comunicação eclesial da Igreja no Brasil, assim como participação na produção do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, principal documento da Pascom.

Está previsto também na programação um momento prático-orientativo condizido pela assessora Melissa com o objetivo de instrumentalizar os participantes no uso dos recursos comunicacionais disponíveis para a comunicação na Diocese de Osório, tais como: os sites paroquiais, as redes sociais (Facebook, Instagram e Whatsapp), informativos impressos, entre outros meios.

“A Diocese de Osório se desponta não só no Rio Grande do Sul, como até mesmo no Brasil, como uma das Dioceses que conta com site diocesano e 22 sites paroquiais interligados, além do uso de redes sociais para fazer chegar a um número maior de pessoas a atuação da Igreja e suas pastorais e movimentos. Para servir por meio da comunicação precisamos nos preparar continuamente, “afirma Melissa.

Ainda que a atuação da Pascom não se limita apenas ao eixo da produção/difusão de informações/notícias, outros três eixos correlacionados sustentam a Pascom: espiritualidade, formação e articulação – que também serão aprofundados no Encontro.

Inscreva-se!

As inscrições serão somente por meio de ficha on-line e terá o custo de R$ 10,00 (pagos diretamente no Encontro) para auxílio nas despesas do Encontro (materiais e alimentação). As inscrições ocorrem até o dia 13 de junho.

Faça a sua inscrição AQUI!

Tome nota!

>>> DATA: 15 de junho de 2019, sábado, das 8h às 12h30min

>>> INSCRIÇÕES: até 13 de junho de 2019

>>> LOCAL: Salão Paroquial da Catedral de Osório

>>> PÚBLICO ALVO: agentes da Pascom das 23 paróquias da Diocese e representantes das paróquias que não possuem Pascom, com vistas a implantar a Pastoral; agentes representantes das demais pastorais e movimentos diocesanos.

>>> PROGRAMA:

8h | ABERTURA

8h15min | ORAÇÃO – conduzida pela equipe da Pascom de Arroio do Sal

8h30min às 10h30min | PALESTRA: Pascom à luz do Diretório de Comunicação, com Irmã Élide Fogolari (Paulinas)

10h30min às 12h | PRÁTICA: redação de notícia, publicação no site paroquial e difusão pelas redes sociais, Whatsapp e imprensa local, com Melissa Maciel (Assessora de Comunicação da Diocese de Osório)

12h | CELEBRAÇÃO DE ENVIO

12h30min | ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO

>> Para mais informações faça contato no (51) 9.8410-1945 (Whatsapp) ou pelo email: pascom@diocesedeosorio.org