Notícias da diocese › 23/08/2017

4º Congresso Missionário Nacional terá representação da diocese de Osório

Com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) promove nos dias 7 a 10 de setembro de 2017, em Recife (PE), o 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN) que deverá reunir cerca de 700 participantes de todo o Brasil, entre coordenadores de conselhos missionários, bispos, padres, religiosos, seminaristas e convidados. O objetivo é impulsionar a Igreja no Brasil para um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo.

Da diocese de Osório participarão do congresso pela Animação Missionária Marilene Dias e Rita Josefino. Padre Rodrigo Schüler e o bipos dom Jaime Pedro Kohl irão pela coordenação estadual, assim como Leonir Matos, o seminarista Edivan Machado e a jovem Maria Eduarda Gross foram escolhidos como representantes estaduais (IAM, COMISE, JM). Assim, o grupo da Diocese ficou maior na participação, sendo que cada Diocese envia dois delegados.

Confira no vídeo AQUI a preparação para esse momento significativo de uma uma “Igreja em saída”

A programação inclui testemunhos, oficinas, celebrações e cinco conferências:

– Sinodalidade (Dom Sergio da Rocha, cardeal arcebispo de Brasília – DF e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB);
– Comunhão (Lúcia Pedrosa Pádua, doutora em teologia pela PUC-Rio e professora na mesma Universidade);
– Alegria do Evangelho (Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba – PR e presidente da Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-Catequética da CNBB)
– Testemunho e Profetismo (Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho – RO e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).
– Igreja em saída na perspectiva ad gentes (Pe. Estêvão Raschietti, missiólogo, missionário Xaveriano).

Durante o Congresso, no dia 8 de setembro, será lançada a Campanha Missionária 2017.

O Congresso servirá de preparação para o V Congresso Missionário Americano (CAM 5) em julho de 2018 na Bolívia, sendo promovido em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a arquidiocese de Olinda e Recife que providenciou as diversas equipes de trabalho.

Fonte: POM